Palavra de Vida!

Palavra de vida do mês: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)

domingo, 21 de novembro de 2010

Viagem para a Beatificação de Chiara Luce




Vislumbres do Paraíso. Foi isso o que vivemos do dia 25 de setembro a 2 de outubro, durante nossa viagem à Beatificação de Chiara Luce, sucedida por uma Escola Gen em Castel Gandolfo - Roma.

Nos dois primeiros dias, vivemos intensamente a beatificação em si, com a Missa de Beatificação, a Missa de Ação de Graças e uma Noite Cultural sobre sua vida. Éramos cerca de 25 mil pessoas das mais diversas partes do mundo, majoritariamente jovens. Nas missas, a riqueza de detalhes impressionava. Do coral às preces da comunidade, do ofertório ao rito de beatificação em si, tudo nos fazia refletir sobre aquele belo exemplo que nos era doado. A presença de Jesus Eucaristia coroava de forma brilhante aqueles belos momentos. Na Noite Cultural, mais detalhes sobre sua vida nos era revelado, entrelaçados por momentos artísticos que demostravam toda a alegria e a festa na comemoração da beatificação. Sua vida pode ser sintetizada, a grosso modo, em uma palavra de Chiara Lubich sobre ela: “Chiara Luce arriscou sua vida por um grande Ideal, o maior: Deus. Acreditou no seu Amor. E assim, buscou doar-se por completo à vontade de Deus, viver momento por momento a vontade de Deus”. Tudo nos reforçava a força daquele exemplo.

E que exemplo! Quando encontrou o Ideal, Chiara Luce sentiu que esse era o caminho que Deus tinha escolhido para que ela alcançasse a santidade. Sabia que não podia continuar vivendo uma vida ‘morna’, decindo então pela radicalidade do Evangelho a cada dia. Quando a doença chegou, soube reconhecer e amar Jesus Abandonado, mesmo Ele se mostrando tão incompreensível: “Mamãe, é justo morrer aos 17 anos?”. Vivia e pautava sua vida em uma certeza: “Deus meu ama imensamente”. Durante o período em que a doença perdurou, os Gen sempre estiveram ao seu lado, compartilhando tanto as alegrias quanto as tristezas. Quando o momento final chegou, a certeza da continuidade a deixava alegre: “Mamãe, seja feliz porque eu o sou.” Se enquanto viva seu exemplo já iluminava tantos jovens, com a sua morte sua vida se espalhou por todo o mundo e cada vez mais pessoas são através dela motivadas a buscar a Santidade.


Após os dias da beatificação, nós, jovens dos Continentes, exceto a Europa, participamos de uma Escola GEN no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, para de fato ‘bebermos da fonte’ e voltarmos para nossas regiões ainda mais motivados a viver a radicalidade do Evangelho e inflamar, com o fogo do Deus Amor, os que estão à nossa volta. Já no primeiro dia, Marius, responsável GEN 2 mundial, lançou-nos um desafio: Fazer de cada dia melhor do que o anterior. Uma tarefa que não era fácil tendo em vista que nos dias anteriores tínhamos vivido a beleza da beatificação. A atmosfera de Jesus em meio era fantástica e ajudava a cumprir esse desafio. Éramos cerca de 700 jovens de mais de 40 países, todos unidos pelo mesmo Ideal. Nos intervalos, se falava inglês, português, espanhol, árabe, japonês, e outras línguas. Os temas aprofundados impressionavam pela relação que possuíam com a vida de Chiara Luce e também por estarmos vivenciando-os já ali, durante a Escola. No auditório refletíamos sobre o momento presente, quando saíamos para os intervalos vivíamos experiências relativas ao momento presente. A presença dos primeiros companheiros de Chiara Lubich - Eli, Marco e Dori - e da sua secretária Ana Paula fez com que tivéssemos um contato maior com a vida cotidiana da nossa fundadora. A visita à sua Casa e ao Centro da Obra nos fez senti-la presente, guiando a Obra a partir da Mariápolis Celeste. Sentimo-nos ainda mais próximos a ela. Recebemos uma rápida visita da Emmaus, na qual reforçou em especial um ponto: “Caros Gen, a tocha agora está em suas mãos. Sejam a Revolução do Amor”. Tivemos também a graça de participar de uma audiência com o Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, onde presenciamos a beleza e a grandeza da Igreja e ouvimos suas palavras nos falarem sobre a importância de cultivar a amizade com o Senhor através da busca cada vez mais profunda das Sagradas Escrituras e do Pão Eucarístico, frutos da participação ativa na Santa Missa.

A jovem Chiara Luce foi agora reconhecida pela Igreja como o primeiro fruto maduro do nosso Movimento, confirmando mais uma vez o poder de Santificação que a espiritualidade de Chiara Lubich possui. O exemplo de Chiara Luce possibilitou-nos viver ali dias inesquecíveis, cheios de graça, mas de nada toda aquela festa teria valor se não transformasse a vida de cada um de nós, jovens. Então, armados da Revolução do Amor, façamos também nós a nossa escolha radical: Ser Santos, e Santos Juntos!

Adailton, GEN 2 de São José dos Campos

FOTOS: http://picasaweb.google.com/adailtonlsf/ViagemDeBeatificacaoChiaraLuce#

2 comentários:

  1. Chiara Luce sempre nos dá a certeza que é possível ser santo no século vinte e um!

    Belo testemunho Adailton!!!
    Obrigado por viver junto conosco por nós, tudo que viveu!
    Sua vida é um imenso dom pra nós!

    abração

    Biel gen carismático

    ResponderExcluir
  2. Adailton, também estive na beatificação e posso afirmar que foi mesmo muito lindo e profundo o que vivenciamos naqueles dias. Que Chiara e a beata Chiara Luce continue olhando por todos nós.Foram realmente momentos de graças!
    um grande abraço. Uno, Sirley

    ResponderExcluir

Gen 2 São José dos Campos

Gen 2 São José dos Campos
Os Gen e as Gen no Congresso Nacional 2010/2011